segunda-feira, 7 de julho de 2014

A Cromoterapia dos Chakras

A CROMOTERAPIA DOS CHAKRAS

A Cromoterapia é uma terapia holística que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o reequilíbrio físico-energético em áreas do corpo que apresentam alguma disfunção. As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos a que chamamos de Chakras, corrigindo e reactivando o campo vibratório celular.
Cada cor tem uma vibração específica, actuando desde o nível físico até aos níveis mais subtis.
A aplicação de cada cor tem como finalidade suprir carências de determinadas vibrações energéticas no corpo e neutralizar o excesso de outras. A vibração de cada cor pode ser introduzida no corpo através de alimentos, líquidos e sólidos, luz solar ou artificial, visualização de cores, roupas, ambientes, pedras e cristais.
A Cromoterapia trata de inúmeras disfunções orgânicas, tais como: pressão alta ou baixa, arteriosclerose, anemia, gastrite, úlcera, hepatite, hemorróidas, cálculos renais, doença de Parkinson, cefaleia, bronquite, sinusite, conjuntivite e, até mesmo, queda de cabelo.
Assim, com a Cromoterapia, podem ser realizadas sessões, utilizando cores e procedimentos específicos para o tratamento de cada disfunção. Eis então alguns exemplos das aplicações terapêuticas das cores:
Vermelho: De todas as cores é a mais poderosa, devendo ser usada com prudência. É vitalizante, estimulante e excitante, além de aumentar a pressão sanguínea. Pode estar associada ao perigo, advertência e guerra, mas também à vida, sol, chama e energia. Está associada ao chakra sacral. Intensifica as funções do corpo estimulando o sistema nervoso e fortalecendo a actividade do fígado.

Laranja: É a cor da alegria, podendo ser usada para dar mais vida a uma atitude. É antidepressiva, promove a boa digestão, beneficia a maior parte do sistema metabólico, rejuvenesce e vitaliza, podendo também elevar a pressão sanguínea. Associa-se às glândulas supra-renais.
Amarelo: De forma isolada pode proporcionar perda de estabilidade, protecção, meta ou enfoco. Assim, pode encorajar o nervosismo e a incerteza. O seu uso é sugerido associado a outras cores. Desperta novas esperanças no caso de resignação de doentes que desistiram da cura; alguns terapeutas afirmam que o amarelo fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite.

Verde: Cor que deve ser usada com muito cuidado. Pode ser utilizada para desequilibrar as vibrações causadas pelo raio de uma doença. Associada ao chakra cardíaco, pode ser útil em problemas do coração, úlceras, dores de cabeça, casos de cancro e outros. Também pode estar associada afectivamente à paz, natureza, saúde, abundância, tranquilidade, equilíbrio, esperança e juventude. Harmoniza as flutuações do estado de espírito e provoca melhor equilíbrio nos casos de insatisfação e impaciência.

Turquesa: Reanimadora e refrescante, calmante e suavizante. Tranquiliza o sistema nervoso e as inflamações, além de auxiliar na cura do eczema (glândula tiróide). Pode servir também como fortificante da pele.

Azul: De todas é a mais curativa. Extremamente relaxante, traz paz, auxilia na remoção de dores de cabeça e enxaquecas e é útil em casos de asma. Materialmente está associada a frio, céu e gelo. Afectivamente, à verdade, intelectualidade, viagens, serenidade, infinito, meditação. Ajuda a baixar a pressão arterial, assim como acalma e traz clareza mental.

Violeta: Traz equilíbrio da consciência: dignidade e divindade, mas também estabilidade. Relaciona-se à mentalidade humana e pode remeter a uma integração como o espaço, com a concentração voltada para um fim específico (oração ou meditação). Eleva a auto-avaliação e a auto-estima de quem perdeu o sentido da beleza humana, além de devolver o ritmo ao sistema (glândula pineal). Purifica o organismo actuando de modo calmante sobre os músculos do coração e sobre os outros músculos do corpo.

Magenta:
Eleva a consciência espiritual, auxilia como equilibradora emocional e é estimulante supra-renal. É um agente que fortifica a aura ou as rádio-emanações do corpo químico. O seu uso é recomendável para propósitos especiais de transmutação dos reinos mais densos.

Nenhum comentário: