sábado, 28 de junho de 2014

Quem é Shiva Nataraj- O Pai do Tantra

Conhecido como MAHADEVA (o grande Deus), o supremo dos deuses, um dos três principais deuses do panteão hindu, SHIVA, é o deus da renovação.
Possui várias facetas, aspectos e nomes, sendo que no Tantra ele parece como Nataraj/ Nataraja – o deus dançarino.
A Mitologia tântrica diz que o mundo foi feito com Shiva dançando, por isso ele aparece dançando numa roda de fogo. A roda representa o mundano (samsara) o qual precisamos segundo o Tantra vivenciar com total estado de alerta e consciência para reconhecermos nossa natureza búdica (iluminação)e sairmos da roda de samsara, ou seja, sairmos do ciclo vicioso de vidas e vidas reencarnando neste Planeta Terra,
O fogo também representa no Tantra, a energia sexual a qual o praticante sério de Tantra, domina perfeitamente e controla. Ainda na roda, Shiva dança sobre um demônio que representa o mal- significando que Ele está além d bem e do mal; que venceu a ignorância.
Mas ele pode aparecer também com outros nomes e aspectos. No Tantra, Nataraj é o mais conhecido e reverenciado, pois na nossa cultura o corpo, a dança, a sutileza e a celebração fazem parte do nosso dia a dia.

Nenhum comentário: