terça-feira, 10 de julho de 2012

Feng Shui- Respiração para atrair Prosperidade



Meditação e Respiração Abundante

Esta é uma técnica para atrair proaperidade. Uma técnica muito simples que visa mudar seus padrões mentais, permitindo que a energia da abundância flua...

Quando nascemos, a primeira coisa que fazemos é respirar e quando morremos, esta é também a última coisa que fazemos. Por isso é que se diz: Fulano deu o último suspiro e partiu.
Quando crianças, nós respiramos de forma correta, mas nossa respiração com o tempo muda e passamos a fazer respirações rápidas e curtas, adquirindo uma série de problemas de saúde. È comum às pessoas dizerem que já sabem respirar, mas o fato é que não sabem. Uma respiração correta proporciona alívio, tranqüilidade e paz, atraindo um chi interno e externo propícios para a nossa vida.

O exercício seguinte pode ser feito sentado ou deitado. Não é necessária posição complicada, apenas que você reserve cinco a dez minutos por dia para faze-lo. Antes que você me diga que não tem tempo, acorde mais cedo, é para o seu próprio bem!
Ajeite-se na cadeira, sentando –se com a coluna ereta e devidamente sobre os ísquios (ossos de assento). Descruze as pernas e relaxe a cintura, de modo que o ar possa fluir primeiro para os lóbulos inferiores, enquanto você estiver respirando. Ao aspirar, encaixe-se nos seus ísquios com ligeiros movimentos para frente e flexões de pelve, e exercite delicadamente as juntas do quadril para o seu abdome se expandir. Basta um movimento sutil. Toda vez que você tomar fôlego eleve ligeiramente a cabeça e o queixo para que sua caixa toráxica possa se abrir e se expandir com mais facilidade. O pulmão se enche logo em seguida, sem qualquer esforço. Então, á medida que você expirar, será alcançado , um relaxamento profundo, com sua coluna se flexionando harmoniosamente e sua pelve se movimentando levemente em outra direção.

Enquanto a “Respiração Abundante” flexiona a coluna e as juntas do seu quadril, você limpa sua mente, se livra da ansiedade e se “abre para a entrada do novo”.
O músculo do diafragma é rotineiramente ignorado até o momento em que surgem uma série de soluços, quando a força deste músculo é realmente sentida. Você o utiliza para colocar uma grande quantidade de ar nos pulmões, relaxando o abdome de modo que ele possa se curvar para baixo e os lóbulos superiores expandirem os pulmões. O único lugar que os pulmões se expandem com facilidade é na parte debaixo, no espaço abaixo do ventre. Ao respirar profundamente, de modo a levar o ar para o abdome, você também faz uma massagem em todos os órgãos internos.
Talvez você esteja se perguntando como é que seu ventre perdeu essa capacidade e tornou-se tão flácido. Na verdade, quando um músculo é mantido tenso por um tempo, primeiro ele entra em fadiga e depois perde sua capacidade de resposta. Mas com um descanso ele volta a responder e a ficar tenso quando preciso. Portanto, mantendo seu diafragma flexível, você facilitará demais a sua vida.

Se você estiver achando difícil coordenar todos esses movimentos, deite de costas, com os braços esticados para as laterais. Flexione os joelhos de forma que os seus pés encaixem a sola a sola no chão e fiquem na mesma linha do quadril. Para começar, deslize a pelve com um movimento arqueado, elevando-a na direção do teto, e depois relaxe. Este movimento é bastante sutil até o instante em que surge um pequeno espaço entre as suas costas e o chão. Mas colocando a mão no centro da parte de trás da sua cintura, você sentirá a pressão se dispersar quando sua posição estiver correta. Se os seus quadris estiverem muito enrijecidos, repita este movimento algumas vezes, até você conseguir se mover livremente.
Quando sua respiração estiver fora de sintonia, restaure-a com este exercício de respirar sentado ou deitado de costas. Restaurando-se de manhã, ao acordar e à noite, antes de dormir, você desmanchará vários nós do seu corpo e conseqüentemente da sua vida.

BENEFÍCIOS

A Respiração está ligada a energia do Feng Shui e com o movimento do vento. À medida que a sua respiração dissipar as regiões bloqueadas do seu corpo, ela vai desenvolver a sua sensibilidade em relação ao seu próprio chi, de maneira a você poder experimentar quantidades cada vez maiores de energia.
Dessa forma, quando você entrar e se movimentar pelos ambientes, a respiração lhe ajudará a perceber onde estão as energias estagnadas e os lugares por onde o chi está fluindo com tranqüilidade.
Se você respirar profunda e lentamente, dirigindo a respiração para o seu ventre, o seu fluxo sanguíneo e a sua função cerebral serão estimulados e o seu cérebro lhe dará maior disposição e capacidade de compreender e armazenar informações.
Por meio da “Respiração Abundante” você recuperará o estímulo quando estiver em reuniões ou em locais públicos como o trem, por exemplo. Você pode utilizar esta respiração para acalma-se num momento de irritação, ou mesmo para tomar coragem, diante de uma decisão importante. Sem contar que com o uso desta respiração, você ainda faz exercícios e evita o sedentarismo.

Nenhum comentário: